Sublimação é diferente de Transfer?

Sublimação e Transfer as Principais DiferençasSublimação e Transfer são técnicas para fazer a estampagem de tecidos e outros materiais (canecas, chinelos). Entretanto, por conta da semelhança, esses dois processos geralmente são os mais confundidos.

Ambos utilizam as Prensas Témicas para transferir – através do aquecimento e da pressão – a imagem que está impressa no papel.

Dessa forma é possível estampar os fotoprodutos mais procurados pelas pessoas, tais como as canecas, camisetas, capinhas de celular, chinelos, porta-trecos, mouse-pads, azulejos, pratos e canetas.

 

Continue lendo para aprender:

  1. As principais diferenças entre Sublimação e Transfer
  2. Quais materiais estampar com cada técnica
  3. Quanto dinheiro é possível faturar neste negócio
  4. O que comprar para montar uma estamparia
  5. Como baixar a mega lista com 100 fornecedores de sublimação

 

1 – As principais diferenças entre Sublimação e Transfer

As duas técnicas são utilizadas para estampar tecidos a base de algodão e poliéster, além de diversos outros fotoprodutos. Porém, as técnicas são diferentes em alguns aspectos. Abaixo um detalhamento de cada uma delas.

Como o Transfer funciona:

Para estampar camisetas de algodão brancas ou coloridas a melhor técnica é o Transfer que consiste em papel transfer (light ou dark) e tinta pigmentada.

Ou seja, o papel deve ser impresso com a tinta pigmentada usando sua própria impressora ou terceirizando o serviço de impressão para terceiros.

Aplicando Transfer Dark com Ferro de Passar

Papel Light: Utilizado para estampar tecidos brancos.

Papel Dark: Utilizado para estampar qualquer tecido que não seja da cor branca.

Tinta Pigmentada: É o tipo de tinta compatível com os papéis transfer Light e Dark. Sua impressora precisa estar adaptada com Bulk-ink para usar esse tipo de tinta. 

 

Vantagens e desvantagens do Transfer

Vantagens: Estampa tecidos de algodão de todas as cores. Permite a aplicação utilizando um ferro de passar. O papel pode ser impresso com tinta comum (Corante) ou a tinta especial apropriada (Pigmentada) para prolongar a durabilidade.

Desvantagens: É mais sensível ao processo de lavagem e secagem. As cores desbotam com o tempo. A imagem estampada fica com aspecto de papel colado no tecido. (a tinta não penetra)

 

+Algumas Dicas de Transfer:

  • Usa Prensa Térmica?: Sim
  • Pode aplicar com Ferro de Passar?: Sim
  • Estampa tecidos de todas as cores?: Sim
  • Serve para outros tipos de materiais além de tecidos?: Não
  • Qual a durabilidade da impressão?: Poucas lavagens (de 5 a 8). Não utilizar alvejante, não esfregar, secar na sombra.

 

Como a Sublimação funciona:

Estampar canecas, chinelos, capinhas de celular e outros fotoprodutos usando uma impressora e prensa térmica só é possível com a Sublimação.

Esse processo se assemelha com o “transfer” por causa da maneira como é aplicado, mas o papel e a tinta usadas no processo de Sublimação são diferentes.

Foto Produtos Estampados com o Transfer Sublimático

Fotoprodutos: São os objetos, materiais, utensílos, peças do vestuário e demais artigos que podem ser estampados com a sublimação. Por exemplo, um chinelo personalizado é um fotoproduto, uma caneca personalizada também é um fotoproduto e assim por diante.

Tinta Sublimática: Tinta exclusiva para fazer a impressão do papel transfer sublimático e em seguida, com a prensa térmica, passar a imagem do papel para o fotoproduto.

Resina Sublimática: É um verniz especial para aplicar em produtos de madeira, cerâmica, porcelana, vidro, borracha para torná-los compatíveis com a sublimação. O mais comum é comprar o fotoproduto já resinado, mas você também pode aplicar por conta própria.

 

Vantagens e desvantagens da Sublimação

Vantagens: Qualidade superior e melhor acabamento, maior durabilidade, grande variedade de produtos para personalização.

Desvantagens: Obrigatório uso de prensa-térmica específicas para cada tipo de fotoproduto. Não permite estampar com ferro de passar roupas. Impressora tende a entupir com maior frequência devido a viscosidade da tinta.

 

+Algumas Dicas de Sublimação:

  • Usa Prensa Térmica?: Sim
  • Pode aplicar com Ferro de Passar?: Não
  • Estampa tecidos de todas as cores?: Não
  • Estampa outros tipos de materiais além de tecidos?: Sim
  • Qual a durabilidade da impressão?: Muitos anos desde que o fotoproduto não fique exposto a luz solar. No caso de canecas, xícaras, pratos, eles podem ser lavados com detergente normalmente, também pode usar no microondas que não há problemas.

 

2 – Quais materiais estampar com cada técnica

Estampagem por Transfer: Tecidos de algodão de qualquer cor (branco, azul, vermelho, verde, preto, amarelo etc)

Estampagem por Sublimação: Tecidos com mais de 50% de poliéster e apenas da cor branca. Além de chinelos, canecas, capinhas de celular, pratos, chaveiros, canetas, mouse-pads, porta-trecos e demais utensílios domésticos e peças do vestuário.

 

Canecas, Pratos, Camisetas e Roupas de Esportes Estampados com Sublimação

3 – Quanto dinheiro é possível faturar neste negócio

A margem de lucro na sublimação gira entre 50% e 300%. E para calcular o custo de produção deve-se considerar;

Ganhar Dinheiro com Sublimação

  • valor do fotoproduto cru/em branco
  • valor da folha do papel transfer (impressa)
  • energia elétrica + desgaste do equipamento

Preparamos um artigo especial que explica detalhadamente como calcular o custo de produção de fotprodutos. Clique aqui para ler o artigo e baixe a planilha que vai te ajudar a organizar as despesas com matéria-prima.

 

4 – O que comprar para montar uma estamparia

Para trabalhar personalizando fotoprodutos é necessário fazer um pequeno investimento em equipamentos. A seguir, a lista do que você precisa comprar para trabalhar com sublimação.

  • Prensa térmica: Compre uma prensa para estampar cada tipo de objeto ou compre um modelo o modelo tudo em 1, ou seja, faça tudo com a mesma prensa.

Prensa Térmica para Estampar Camisetas, Chinelos, Mouse-Pads e Azulejos

  • Impressora: A impressora precisa estar adaptada com Bulk-ink para usar tinta Sublimática ou Pigmentada. Há impressoras do tamanho A4, A3, A2 e etc. O A4 é o tamanho da folha de sulfite que você já conhece. O tamanho A3 tem o DOBRO do tamanho A4 (sim, quanto menor o número MAIOR é o tamanho da folha)

Impressora Jato de Tinta com Bulk-ink

  • Tinta: Compre a tinta de acordo com os produtos que vai vender. Use tinta Pigmentada para tecidos de algodão e tinta Sublimática para tecidos de poliéster, além de uma vasta gama de outros fotoprodutos.

Refil de Tinta Sublimática para Impressora Jato de Tinta

  • Papel: Escolha o papel de acordo com a textura do material que será estampado e com a tinta. Para estampar camisetas de algodão use papel transfer light ou dark com tinta Sublimática, e para os demais fotoprodutos a base de poliéster (camisetas, canecas, chinelos etc)

Papel Transfer Sublimático para Impressora Jato de Tinta

  • Computador: Trabalhar com imagens requer bastante processamento do computador, portanto, quanto mais potente ele for melhor será para você. Mas também é verdade que agora no inicio dos negócios você pode usar o computador que já tem para criar as estampas. Investir em um computador novo é opcional neste momento.

Computador All in One Marca Dell

  • Programas gráficos: CorelDRAW ou Photoshop? Qual você pretende usar? Esses dois softwares possuem versões grátis de avaliação. Você pode baixá-los agora e usar por 30 dias, não precisa ter cartão de crédito. Veja mais aqui

Criando Estampas para Sublimação com CorelDraw

5 – Como baixar a mega lista com 150 fornecedores de sublimação

Foi liberada a lista com 150 fornecedores de produtos para sublimação e transfer. São 150 contatos (no Brasil e no exterior) incluindo lojas, distribuidores e fabricantes de equipamentos e insumos para Sublimação.

Agora você pode baixar essa lista gratuitamente clicando neste link.

 

Se você gostou compartilhe essa dica nas redes sociais

Resumo
Data
Item
Sublimação é diferente de Transfer?
Nota do Autor
51star1star1star1star1star
Assine nossa lista de e-mails

Assine nossa lista de e-mails

Fique pode dentro das novidades e receba dicas em seu e-mail gratuitamente

You have Successfully Subscribed!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Leave a Reply

*

Seja o primeiro a comentar!