Sublimação é diferente de Transfer?
Sublimação e Transfer são técnicas para fazer a estampagem de tecidos e outros materiais (canecas, chinelos). Entretanto, por conta da semelhança, esses dois processos geralmente são os mais confundidos.
Ambos utilizam as Prensas Témicas para transferir – através do aquecimento e da pressão – a imagem que está impressa no papel.
Dessa forma é possível estampar os fotoprodutos mais procurados pelas pessoas, tais como as canecas, camisetas, capinhas de celular, chinelos, porta-trecos, mouse-pads, azulejos, pratos e canetas.
Curso de Sublimação Online: www.cursosublimacao.com
Continue lendo para aprender:
- As principais diferenças entre Sublimação e Transfer
- Quais materiais estampar com cada técnica
- Quanto dinheiro é possível faturar neste negócio
- O que comprar para montar uma estamparia
- Como baixar a mega lista com 100 fornecedores de sublimação
1 – As principais diferenças entre Sublimação e Transfer
As duas técnicas são utilizadas para estampar tecidos a base de algodão e poliéster, além de diversos outros fotoprodutos. Porém, as técnicas são diferentes em alguns aspectos. Abaixo um detalhamento de cada uma delas.
Como o Transfer funciona:
Para estampar camisetas de algodão brancas ou coloridas a melhor técnica é o Transfer que consiste em papel transfer (light ou dark) e tinta pigmentada.
Ou seja, o papel deve ser impresso com a tinta pigmentada usando sua própria impressora ou terceirizando o serviço de impressão para terceiros.
Papel Light: Utilizado para estampar tecidos brancos.
Papel Dark: Utilizado para estampar qualquer tecido que não seja da cor branca.
Tinta Pigmentada: É o tipo de tinta compatível com os papéis transfer Light e Dark. Sua impressora precisa estar adaptada com Bulk-ink para usar esse tipo de tinta.
Vantagens e desvantagens do Transfer
Vantagens: Estampa tecidos de algodão de todas as cores. Permite a aplicação utilizando um ferro de passar. O papel pode ser impresso com tinta comum (Corante) ou a tinta especial apropriada (Pigmentada) para prolongar a durabilidade.
Desvantagens: É mais sensível ao processo de lavagem e secagem. As cores desbotam com o tempo. A imagem estampada fica com aspecto de papel colado no tecido. (a tinta não penetra)
+Algumas Dicas de Transfer:
- Usa Prensa Térmica?: Sim
- Pode aplicar com Ferro de Passar?: Sim
- Estampa tecidos de todas as cores?: Sim
- Serve para outros tipos de materiais além de tecidos?: Não
- Qual a durabilidade da impressão?: Poucas lavagens (de 5 a 8). Não utilizar alvejante, não esfregar, secar na sombra.
Como a Sublimação funciona:
Estampar canecas, chinelos, capinhas de celular e outros fotoprodutos usando uma impressora e prensa térmica só é possível com a Sublimação.
Esse processo se assemelha com o “transfer” por causa da maneira como é aplicado, mas o papel e a tinta usadas no processo de Sublimação são diferentes.
Fotoprodutos: São os objetos, materiais, utensílos, peças do vestuário e demais artigos que podem ser estampados com a sublimação. Por exemplo, um chinelo personalizado é um fotoproduto, uma caneca personalizada também é um fotoproduto e assim por diante.
Tinta Sublimática: Tinta exclusiva para fazer a impressão do papel transfer sublimático e em seguida, com a prensa térmica, passar a imagem do papel para o fotoproduto.
Resina Sublimática: É um verniz especial para aplicar em produtos de madeira, cerâmica, porcelana, vidro, borracha para torná-los compatíveis com a sublimação. O mais comum é comprar o fotoproduto já resinado, mas você também pode aplicar por conta própria.
Vantagens e desvantagens da Sublimação
Vantagens: Qualidade superior e melhor acabamento, maior durabilidade, grande variedade de produtos para personalização.
Desvantagens: Obrigatório uso de prensa-térmica específicas para cada tipo de fotoproduto. Não permite estampar com ferro de passar roupas. Impressora tende a entupir com maior frequência devido a viscosidade da tinta.
+Algumas Dicas de Sublimação:
- Usa Prensa Térmica?: Sim
- Pode aplicar com Ferro de Passar?: Não
- Estampa tecidos de todas as cores?: Não
- Estampa outros tipos de materiais além de tecidos?: Sim
- Qual a durabilidade da impressão?: Muitos anos desde que o fotoproduto não fique exposto a luz solar. No caso de canecas, xícaras, pratos, eles podem ser lavados com detergente normalmente, também pode usar no microondas que não há problemas.
2 – Quais materiais estampar com cada técnica
Estampagem por Transfer: Tecidos de algodão de qualquer cor (branco, azul, vermelho, verde, preto, amarelo etc)
Estampagem por Sublimação: Tecidos com mais de 50% de poliéster e apenas da cor branca. Além de chinelos, canecas, capinhas de celular, pratos, chaveiros, canetas, mouse-pads, porta-trecos e demais utensílios domésticos e peças do vestuário.
3 – Quanto dinheiro é possível faturar neste negócio
A margem de lucro na sublimação gira entre 50% e 300%. E para calcular o custo de produção deve-se considerar;
- valor do fotoproduto cru/em branco
- valor da folha do papel transfer (impressa)
- energia elétrica + desgaste do equipamento
Preparamos um artigo especial que explica detalhadamente como calcular o custo de produção de fotprodutos. Clique aqui para ler o artigo e baixe a planilha que vai te ajudar a organizar as despesas com matéria-prima.
4 – O que comprar para montar uma estamparia
Para trabalhar personalizando fotoprodutos é necessário fazer um pequeno investimento em equipamentos. A seguir, a lista do que você precisa comprar para trabalhar com sublimação.
- Prensa térmica: Compre uma prensa para estampar cada tipo de objeto ou compre um modelo o modelo tudo em 1, ou seja, faça tudo com a mesma prensa.
- Impressora: A impressora precisa estar adaptada com Bulk-ink para usar tinta Sublimática ou Pigmentada. Há impressoras do tamanho A4, A3, A2 e etc. O A4 é o tamanho da folha de sulfite que você já conhece. O tamanho A3 tem o DOBRO do tamanho A4 (sim, quanto menor o número MAIOR é o tamanho da folha)
- Tinta: Compre a tinta de acordo com os produtos que vai vender. Use tinta Pigmentada para tecidos de algodão e tinta Sublimática para tecidos de poliéster, além de uma vasta gama de outros fotoprodutos.
- Papel: Escolha o papel de acordo com a textura do material que será estampado e com a tinta. Para estampar camisetas de algodão use papel transfer light ou dark com tinta Sublimática, e para os demais fotoprodutos a base de poliéster (camisetas, canecas, chinelos etc)
- Computador: Trabalhar com imagens requer bastante processamento do computador, portanto, quanto mais potente ele for melhor será para você. Mas também é verdade que agora no inicio dos negócios você pode usar o computador que já tem para criar as estampas. Investir em um computador novo é opcional neste momento.
- Programas gráficos: CorelDRAW ou Photoshop? Qual você pretende usar? Esses dois softwares possuem versões grátis de avaliação. Você pode baixá-los agora e usar por 30 dias, não precisa ter cartão de crédito. Veja mais aqui
5 – Como baixar a mega lista com 150 fornecedores de sublimação
Foi liberada a lista com 150 fornecedores de produtos para sublimação e transfer. São 150 contatos (no Brasil e no exterior) incluindo lojas, distribuidores e fabricantes de equipamentos e insumos para Sublimação.
Agora você pode baixar essa lista gratuitamente clicando neste link.
Se você gostou compartilhe essa dica nas redes sociais





Seja o primeiro a comentar!